quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cupcake de Limão

Depois de duas tentaivas fracassadas para fazer os famosos cupcakes, na terceira eu me dei bem! Fiz a receita da Diva Simone, do Chocolatria. Achei a receita fácil. Os cupcakes ficaram perfeitos e fofinhos. Para a cobertura, eu juro que me esforcei ao máximo (rs), pois não tinha o bico para confeitar, tbém acho q se tivesse, não teria destreza para tal :) . Eles ficaram com o acabamento rústico, e mesmo assim gostei do resultado final. Espero q vcs gostem.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Risoto de Calabresa Defumada

Para vocês que visitam o meu blog, vão perceber que sempre encontrarão receitas de risoto por aqui, pois eu gosto muito mesmo, acho q já deu para perceber..rs. A receita deste risoto é basicamente a mesma utilizada aqui, apenas com a substituição do alho poró pela calabresa defumada, a substituição do caldo de carne pelo caldo de legumes e também o acréscimo do tomatinho cereja para quebrar o forte sabor da calabresa. Na receita para duas pessoas temos o seguinte:

Para o caldo ingredientes:
. 1 fio de azeite
. 1 talo de salsão (aprox 15 cm)
. 1 cenoura
. 1 tomate
. 1 cebola
. 2 dentes de alho
. 1 cravo da índia (espete-o na cebola)
. 1 ramo de alecrim fresco
. 1 folha de louro
. 1 ramo de salsinha
. 1 litro de água
. sal a gosto

Modo de fazer:
Frite bem os ingredientes em um fio de azeite. Acrescente a água, deixe ferver por 1 hora e reserve.

Para o risoto ingredientes:
. 1 fio de azeite
. 1/2 cebola picada
. 1 xícara de arroz arbóreo
. 1 xícara de vinho branco seco
. 1 litro de caldo de carne
. 200 gramas de linguiça calabresa defumada
. 10 tomatinhos cereja cortados ao meio
. 1 colher (sopa) de manteiga (usei sem sal)
. queijo parmesão ralado q.b
. sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Pique a calabresa em cubos miúdos, frite em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e reserve. Na panela de preparo do risoto, frite a cebola no azeite. Acrescente o arroz, frite bem os grãos e acrescente o vinho. Qdo ele começar a evaporar inicie o cozimento do arroz acrescentando aos poucos o caldo e mexendo sempre, de modo que mantenha a consistência cremosa da mistura (não pode secar nem ficar líquido demais o caldo). No meio tempo deste cozimento, acrescente a calabresa e o tomatinho cereja. O tempo de cozimento do arroz leva de 15 a 17 minutos em panela de ferro fundido com acabamento esmaltado por dentro. Pouco antes do final do cozimento acerte o sal e pimenta. Qdo estiver cozido, acrescente o queijo e a manteiga e desligue o fogo. Mexa bem, tampe a panela e mantenha-a fechada até servir. Bom apetite!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Antepasto de Beringela

Acho que esta foi uma das primeiras receitas q fiz na minha vida, e que vingaram (rs). Não que as demais não sejam boas, mas esta acertei em cheio. Peguei uma revistinha, essas de mercado, basiquinhas, com receitas diversas. Acabei adaptando do meu modo e não tem quem não aprove.

Ingredientes:
. 2 beringelas maduras sem casca cortada em tiras finas
. 1 pimentão amarelo cortado em tiras finas
. 1 pimentão vermelho cortado em tiras finas
. 1 cebola média picada
. 4 dentes de alho picado
. 1/2 xícara de azeitona preta picada
. 3/4 xícara de uva passa branca sem semente
. 1 xícara de azeite de oliva extravirgem
. 1/4 de xícara de vinagre de vinho branco
. sal, orégano e pimenta calabresa a gosto

Modo de fazer:
. Misture todos os ingredientes em uma travessa, disponha-os em uma forma antiaderente e coloque para assar em forno alto por aproximadamente 1 hora. Abra o forno de 15 em 15 minutos, mexa o antespasto com uma colher, para que os ingredientes fiquem distribuídos uniformemente e evitar q a parte inferior asse mais que a superior. O antepasto estará pronto quando as beringelas estiverem com aspecto transparente. Depois de pronto, espere esfrirar e mantenha em pote hermético na geladeira. Sirva com um pão italiano e um ótimo vinho!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sorvete de Abacate

Para esta versão com a fruta abacate, peguei as receitas de sorvete q já fiz, e num mix, tirei ela. A textura fica bastante cremosa. Preferi fazer com os ingredientes batidos direto no liquidificador e depois colocados na sorveteira, mas acho que aquele modo que se prepara o creme com as gemas e depois mistura-se a fruta, acho q tbém ficaria muito bom. Eu gostaria de ter tentado fazer com o açúcar demerara, mas fiquei com medo de não dar certo e usei o refinado mesmo. Para quem não se importa com umas calorias a mais, acho q a utilização do leite condensado no lugar do açúcar, ficaria uma delíciaaaa....tbém (rs).

Indredientes:
1 abacate pequeno bem maduro
250 ml de leite semi desnatado
250 ml de creme de leite fresco
suco de 1/2 limão siciliano
6 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois coloque-os na sorveteira por 20 minutos. Depois coloque no congelador por umas 12 horas e pronto.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Esfira de Carne

Certa vez, já faz um bom tempo, mais ou menos uns cinco anos, me arrisquei a fazer esfira aberta de carne. Que decepção, ficou horrível, parecendo sola de sapato, recheio salgado...eca...kk. Enfim, neste fim de semana que passou, resolvi me arriscar novamente, e não é que a danada deu certo. Tirei a receita da Akemi, do blog Pecado da Gula, com algumas pequenas alterações no modo de preparo. Palmas para Akemi, a receita ficou deliciosa, a massa fofinha, o recheio suave, ameiii!!!!! Segue a receita:

Para a massa:
. 6g de fermento seco para pão
. 300g de farinha de trigo para pão
. 200ml de água morna
. 75ml de óleo
. 1/2 colher (sopa) de açúcar
. 1/2 colher (sopa) rasa de sal

Para o recheio (carne):
. 400 g de carne moída de primeira
. 1 cebola média picada
. 1 tomate grande sem sementes picado
. suco de meio limão
. sal e pimenta do reino a gosto

Coloquei a farinha já peneirada, o açúcar e o sal batedeira (com a pá para bater massas), fiz um buraco no meio e coloquei a mistura da água morna, o fermento e o óleo (ja previamente misturados uns 10 minutos antes). Despeje a mistura líquida e bata até que fique uma massa elástica e borbulhante. Despeje na mesa e sove até que fique lisa e macia. Ela ainda vai grudar um pouco nas mãos. Faça bolinhas (consegui 18 de 30g cada uma) e deixe descansando até que dobrem de volume. Enquanto isso, prepare o recheio. Misture a carne com os demais ingredientes e reserve. Pré-aqueça o forno a 250oC. Polvilhe a mesa com fubá e abra as bolinhas em pequenos discos, deixando as bordas mais grossas. Coloque uma colher de sopa de recheio no centro. Tire a assadeira do forno e unte com manteiga. Coloque as esfihas e leve ao forno para assar por cerca de 15 a 20 minutos ou até que as bordas fiquem coradas. Não asse demais pois a carne ficará ressecada e a massa dura. Sirva com umas gotinhas de limão e bom apetite!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Calzone de Shitake e Espinafre

Ando numa preguicite aguda para procurar receitas em livros. No entanto, arrumando alguns livros, encontrei esta receita, que já havia postado aqui. Trata-se de um calzone com recheio de espinafre com cogumelos, que tirei daqui, adaptado. Rápido e fácil de fazer.
Para a massa:
. 400 gramas de farinha de pão
. 100 gramas de semolina fina
. 1 sachê de fermento seco
. 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
. 1/2 colher (sopa) rasa de sal marinho
. 1/2 colher (sopa) açúcar dourado

Penere e misture as farinhas e coloque na batedeira com a pá de mistura para massa pesada. Separadamente misture o fermento, o azeite, o açúcar, o sal e água morna (aproximadamente 250 ml) e reserve por alguns minutos. Coloque esta mistura no centro da farinha na batedeira e bata até que todos os ingredientes estejam misturados. Retire da batedeira e deixe descansar por 1 hora, ou até que a massa dobre de volume.

Para o recheio:
. 250 gramas de cogumelos (coloquei somente o shitake)
. 2 dentes de alho fatiados finamente
. folhas de 2 ramos de tomilho fresco
. 25 g de manteiga
. sal e pimenta do reino moída a gosto
. 1 xícara de molho de tomate
. 150 gramas de folhas de espinafre, lavadas e secas
. 125 gramas de mussarela

Refogue em uma frigideira o shitake no azeite e acrescente 1 dente de alho e o tomilho. Desligue e acrescente a manteiga. Em outra panela, refogue o espinafre no molho de tomate (bem seco), e tempere com sal e pimenta a gosto.

Montagem:
Estique a massa com um rolo de aproximadamente 30cm. Misture os recheios e espalhe na metade do disco de massa aberta, deixando uma borda de aproximadamente 4 cm para fazer o fechamento. Acrescente a mussarela e feche a massa, sobrando as extremidades, para lacrar o calzone. Faça uns 3 cortes em cima da massa de 1cm cada, para liberar o vapor de cozimento dentro do calzone. Asse em forno médio por aproximadamente 25 minutos. Esta pronto para servir. Bom apetite!
Related Posts with Thumbnails