Achei esta receita no blog Sabor Saudade da Claudia. Ficou muito interessante, pois adoro macarons e castanha, resumindo: casal perfeito. Testei a receita e ficou deliciosa. O fato de mudar a farinha de amêndoas pela farinha de castanha do pará, não alterou nada no resultado final, apenas o delicioso sabor da nossa castanha. Segui mesma receita que já fiz aqui, substituindo apenas a amêndoa pela castanha.
Macarons de Castanha do Pará com Ganache de Chocolate
(Rende aprox. 30 unidades)Ingredientes:
. 90 grs clara de ovo (ovos brancos, que tenham sido preferencialmente armazenados 3-5 dias na geladeira)
. 50 grs de açúcar granulado
. 200 grs de açúcar em pó (usei o confeiteiro)
. 110 grs de farinha de castanha do pará
. 3 colheres (sopa) de caucau em pó
Modo de fazer:
. Bata as claras de ovos em espuma gradualmente e adicione o açúcar até obter um merengue brilhante (como creme de barbear). Coloque o açúcar em pó e a farinha de castanha do pará no processador de alimentos e dar-lhes um pulso bom até que estejam finamente moído (este processo deve rápido para que as amêndoas não soltem gordura e deixem a mistura úmida). Adicioná-los ao merengue, dando uma dobra rápido para quebrar um pouco de ar e, em seguida, dobre a massa com cuidado até obter uma massa que cai sobre si mesmo após a contagem aos 10. O processo todo não deve ter mais de 50 cursos. Teste uma pequena quantidade em uma placa: se os topos achatam por conta própria, a mistura estará pronta. Se houver um bico pequeno, mexa mais um pouco a mistura. Coloque a mistura no saco de confeiteiro com bico liso e molde os domos em uma forma com tapetinho de silicone (tipo Silpat) ou papel manteiga untado. Deixe os macarons descansar durante 30 minutos a uma hora para endurecer um pouco as suas conchas (eu deixei 1 hora). Quando estiverem prontos, asse por 15-20 minutos, dependendo do seu tamanho em forno baixo (130 - 140ºC). Depois de assados, preencha-os com o recheio e armazene-os em um recipiente hermético na geladeira. Para o recheio fiz uma ganache de chocolate meio amargo.
Visualmente, eles ficaram mais rústicos e com os domos não tão lisinhos como os Macaron de Brigadeiros, pelo fato de não moer tanto a farinha e também não passar pela peneira, pois a castanha do pará é bastante gordurosa.
23 comentários:
Adorei, parece ter ficado delicioso! Parabéns, ah...arrumei o nome do seu querido blog na minha lista de links. ;D
Que delicia!!!
Não sei como encontrar a farinha :( Trituro castanhas, será que resulta?? Cá acho que nao encontro castanha do para!!! bEIJINHOS
Querida, eu adorei macarrons de castanha de para! Eu fiz uns tempos atrás e foi super aprovado pelo maridão! rs Realmente não ficam com a aparência "classica", mas ficaram mto bons!!
Uma ótima semana pra vc
Bjs Fe
Esses macarons chegam a estar chamando hehehehe
Ficaram muito lindos!
Nossa q convidativo!
Esses macarons com ganache estão me dando água na boca!
Delicia!
bjs
Dani
http://kitutando.blogspot.com/
Menina, seus macarrons sempre ficam perfeitos...parabéns pelo capricho!
Sempre tive dúvidas quanto à usar farinhas diferentes nestes casos, mas está comprovado que dá muito certo,que ótimo!
Um dia vou me aventurar, adoro macarrons!
Um abraço pra voce,
Boa semana!
Verdinha, para a farinha, bati as castanhas no processador.
Bjo gde, Dani :)
Maricota, seus macarons ficaram perfeitos! Sabor mais brasileiro não há! Amei!
Que lindos q ficaram Dani, amei!
ai que lindos!!!
Posso perguntar que tabuleiro é esse? e que sempre que vejo macarons, esto sobre esse tabuleiro, e eu quero comprar..
Obrigada.
catiacampos@hotmail.com
wowwwwwwwwwwwww che meraviglia!!!
Ola Catia, obrigada! Assei em forma convencional forrada com o "Silpat" tbém conhecido como tapete de silicone, a vendas em lojas especializadas.
Abraço,
Dani
Oi linda
Que fantástico esses macarons com castanha do pará, amei!
Um grande abraço
Léia
Dani,
Que bom que deu certo para você também. E ficaram lindos de morrer mesmo. Eu adoro pois eles ficam tão clarinhos, lindos né? Eu prefiro o sabor das castanhas brasileiras (do Pará) as amêndoas. Além de saudáveis e orgânicas por natureza essas castanhas são nacionais, o uso desta castanha ainda ajuda a preservar a Amazônia. E com chocolate deve ter ficado tudo. Vc sabe que eu adoro macarons sem recheio, purinhos mesmo.
Ainda, não uso silpat, sabia? Só asso macarons no papel manteiga e soltam que é uma beleza.
Bj,
Cláudia
Claudia, estou super feliz com o resultado dos meus macarons, adoro mesmo. Mesmo com alguns cuidados, faço assim mesmo. Depois q comprei uma cafeteira expresso, eles são o acompanhamento perfeito para os meus cafés. E te digo mais uma, olhe que vaguei por essa internet, e suas dicas foram de enorme valia para os meus resultados. E também confesso, que quando vou fazer o recheio, metade ja se foi sem ele mesmo...rs.
Com relação ao papel manteiga, nao consegui ainda, mas desta vez, tentei uma parte so na forma untada de forma tradicional e deu certo também. Amei os de castanha e quero tentar os seus de avelãs também!
Bjo enorme querida, Dani:)
Dani,
O macaron de avelã é um sonho de bom, eu adoro e faço sempre e fica uma maracilha recheado com chocolate. Avelãs e chocolate, casamento perfeito. Eu coloquei um link para esta postagem no meu Facebook.
Bj,
C.
Nossa, parece DELICIOSO! Fiquei aqui, babando!
Beijos!
Até hoje só fiz de amêndoas, porque são minhas sementes favoritas, mas pretendo experimentar com castanha.
Ficaram ótimos!
Bjs.
Adorava provar esses macarrons.
Que tentação!
Bjinhos,
Rita
http://bembons.blogspot.com
Dani, que lindos ficaram seus macarons! Tenho muita vontade de fazer, mas ainda falta coragem. Adorei esta combinação de castanha-do-Pará com chocolate, é mesmo deliciosa!
beijos
Show. Este uso da castanha estâ fenomenal. Ficaram tão bonitinhos.o sabor imagino ser dos céus.
Oi, Dani,
Agora fiquei doida pra fazer macarons de castanhas! rsrs.
Os seus ficaram linnndos, parabéns!
Um beijo!
Oi Dani.
Voltei depois de um bom tempo longe do meu blog, e vi que o seu continua de dar água na boca.
Eu ainda tomo coragem de fazer macarons.
Bjos
Postar um comentário