quinta-feira, 29 de abril de 2010

Bruschetta

Definição: é um antepasto italiano feito à base pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão (fonte Wikipédia). Fiz exatamente como manda a definição. Utilizei o pão tipo italiano. Que tal essa pedida para a véspera do feriado? Bom apetite e bom feriado!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Risoto com Tiras de Mignon e Coração de Alcachofra

A maneira de realização da receita deste risoto é basicamente a mesma utilizada aqui, apenas com a substituição da calabresa pelo filé mignon cortado em tiras, e também o acréscimo da alcachofra. Na receita para duas pessoas temos o seguinte:

Para o caldo ingredientes:
. 1 fio de azeite
. 1 talo de salsão (aprox 15 cm)
. 1 cenoura
. 1 tomate
. 1 cebola
. 3 dentes de alho pequenos
. 2 cravos da índia (espete-os na cebola)
. 1 folha de louro
. 1 ramo de salsinha
. 1 litro de água
. sal a gosto

Modo de fazer:
. Frite bem os ingredientes em um fio de azeite. Acrescente a água, deixe ferver por 40 minutos e reserve.

Para o risoto ingredientes:
. 1 fio de azeite
. 1/2 cebola picada
. 1 xícara de arroz arbóreo
. 1/2 xícara de vinho tinto seco
. 1 litro de caldo de legumes
. 150 gramas de filé mignon cortado em tiras
. 5 corações de alcachofra (comprei congelado)
. 1 colher (sopa) de manteiga (usei sem sal)
. queijo parmesão ralado q.b
. sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
. Frite a alcachofra em uma frigideira antiaderente em 1/2 colher de sopa de manteiga e 1 fio de azeite e reserve. Na panela de preparo do risoto, frite a cebola no azeite. Acresente a carne e frite sem tampar (para ela não formar aquele caldo e somente ficar bem fritinha). Acrescente o arroz, frite bem os grãos e acrescente o vinho. Qdo ele começar a evaporar inicie o cozimento do arroz acrescentando aos poucos o caldo e mexendo sempre, de modo que mantenha a consistência cremosa da mistura (não pode secar nem ficar líquido demais o caldo). No meio tempo deste cozimento, acrescente as tiras de mignon e a alcachofra. O tempo de cozimento do arroz leva de 15 a 17 minutos (al dente) em panela de ferro fundido com acabamento esmaltado por dentro. Pouco antes do final do cozimento acerte o sal e pimenta. Qdo estiver cozido, acrescente o queijo e a manteiga e desligue o fogo. Mexa bem, tampe a panela e mantenha-a fechada até servir. Bom apetite!

domingo, 25 de abril de 2010

Polenta Cremosa com Ragu de Calabresa

Receita retirada daqui, com algumas adaptações:

Para o molho ingredientes:
. 1 fio de azeite de oliva extravirgem
. 1 linguiça calabresa defumada (250 gramas)
. 1/2 cebola picada
. 1 cenoura média picada
. 1 folha de louro
. 50 gramas de bacon picado
. 50 ml de vinho tinto seco
. 6 tomates pelado grande sem pele e picado
. 25 gramas queijo parmesão ralado
. 1/2 colher sopa cream cheese
. sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
. Frite bem a calabresa e o bacon no azeite e depois retire com uma colher o excesso de gordura. Adicione a cebola, frite bem, o louro, a cenoura, a pimenta, e o vinho. Após a evaporação do álcool, adicione os tomates e deixe cozinhando até que se forme o molho (uns 30 minutos em fogo médio), mexendo sempre. Para finalizar adicione o parmesão e o cream-cheese. Acerte o sal, abaixe o fogo e enquanto isso prepare a polenta.

Para a polenta ingredientes:
. 750 ml de água
. 250 ml de leite
. 250 gramas de farinha de fubá
. 1 colher sopa de manteiga
. 1 colher sopa de queijo parmesão ralado (bem cheia)
. sal a gosto

Modo de fazer:
. Coloque a água e o leite para ferver em fogo medio, e adicione a farinha aos poucos, com a mão, sempre mexendo. Adicione o sal e mexa com um fouet até que esteja com a consistência de creme. Deixe em fogo baixo até cozinhar. Para finalizar acrescente o queijo, a manteiga e o creme de leite. Essa porção serve 2 pessoas. Para acompanhar, servi salada de agrião. Não conhecia a polenta cremosa, adorei!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cupcake de Chocolate

Receita retirada do blog La Cucinetta (somente a massa). Para a cobertura, fiz uma calda básica de chocolate com creme de leite fresco para servir. A minha primeira receita de Cupcake de Chocolate, foi um caos, a massa transbordou, fez a maior sujeira no forno, nada de bolo, nada de fotos (rs). Nesta segui exatamente como pedia o script e finalmente acertei. Como o sabor dele ficou mais amargo do que doce, fiz a calda com o chocolate ao leite para adocicar o bolo. Adorei esta receita.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Creme de Espinafre e Aspargo

O friozinho vem chegando e as sopas também. Em tempos de frio, faço pelo menos uma vez por semana algum caldo, creme ou sopa. Para todos sem exceção, preparo antes aquele caldo básico utilizado em risotos, e depois acrescento os demais ingredientes de acordo com o sabor desejado (aspargo, espinafre e batata). Para este, aqui considerado como creme, os ingredientes foram batidos no liquificador, depois de cozidos. Deixei alguns inteiros como a cenoura e o aspargo, para minha pequena ter o quer morder...rs. Depois de batido no liquificador, acerte o sal e a pimenta, salpique salsinha fresca e bom apetite!

domingo, 18 de abril de 2010

Panqueca

Usualmente faço a panqueca tradicional, a de carne, mas já testei variações como espinafre e ricota, e as doces como banana, creme de avelã e também a de chocolate. A massa tanto para a doce como a salgada é a mesma. Prefiro a massa bem fininha, quase rascando na hora de enrolar.

Para a massa ingredientes:
. 1 xícara de farinha de trigo
. 1 xícara de leite
. 3 colheres (sopa) manteiga derretida
. 2 ovos
. 1 pitada de sal

Modo de fazer:
. Bata todos os ingredientes no liquidicador. Deixe a massa descansar por uns 15 minutos. Unte a panela antiaderente própria para panquecas, em fogo médio, despeje a massa de modo que preencha o fundo da superfície. Vire assim q as bordas estiverem douradinhas, e para o outro lado o mesmo. O processo é rápido, cuide para não queimá-las. Se necessário, abaixe o fogo, caso esteja queimando rápido demais. Esta quantidade de massa, de acordo com a espessura que faço, rende cerca de 20 panquecas. Esta da foto fiz o recheio com carne e queijo mussarela. Sirvo esta com molho ao sugo, não postei na foto para aparecer bem o detalhe da espessura da massa. Sempre reservo umas 4 unidades para depois fazer Crepe Suzette. Bom apetite!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Carpaccio

Para uma entrada rápida, carpaccio com rúcula, alcaparras, queijo parmesão (eu exagero na qtdade pq adoramos aqui em casa) ralado na hora, azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta a gosto. E claro, não pode faltar pão francês cortado em rodelas (fresquíssimo)....ai q fome. Bom apetite!

domingo, 11 de abril de 2010

Cupcake de Cenoura com Nozes

Receita retirada do blog Barra Doce com algumas adaptações:

Ingredientes:
. 1 xícara de farinha de trigo
. 1 xícara de açúcar
. 1 colher (chá) de canela em pó
. 1 colher (chá) de bicarbonato
. 2 ovos
. 1/2 xícara de óleo
. 2 cenouras cruas
. 1/3 de xícara de nozes picadas

Modo de fazer:
. Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque forminhas de papel na assadeira para muffins. Em uma tigela média, misture os ingredientes secos. No liquidificador, bata os ovos, o óleo e a cenouras. Despeje a mistura do liquidicador nos ingredientes secos e misture com um fouet. Quando a mistura estiver homogenea, acrescente as nozes e despeje nas forminhas. Asse de 18 a 20 minutos ou faça o teste do palito para ver esta assado. Essa receita rendeu 9 cupcakes. Espere esfriar e decore a gosto. Eu fiz para a cobertura ganache de chocolate. Detalhe: meus cupcakes sempre transbordam...rs...tenho que colocar menos qtdade de massa da próxima vez. Bom apetite!

domingo, 4 de abril de 2010

Bacalhau a Gomes de Sá

Sexta-feira Santa rima com bacalhau, sem sombra de dúvida, pelo menos aqui em casa. No ano passado, fiz a mesma receita daqui, com algumas adaptações. Bem q gostaria de ter tentado outra, mas como não da para ficar testando (rs) receitas com bacalhau, parti para o repeteco.

Ingredientes:
. 500g de Bacalhau dessalgado
. 500g de batatas cortadas em rodelas
. 1½ xícaras (chá) de azeite extra-virgem
. 3 dentes de alho cortados em lâminas
. 1 cebola grande em rodelas
. 2 ovos cozidos cortados em rodelas
. azeitonas pretas portuguesas
. 5 xícaras de chá de leite
. sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
. Depois de dessalgado o bacalhau, dê um choque térmico nele, e desfie as postas. Depois deixe-o de molho no leite quente por aproximadamente 2 horas. Logo após, coá-lo em reservá-lo para inciar a montagem do prato. Coloque as camadas na seguinte ordem: cebola (pois a batata gruda no fundo), batata, bacalhau e azeitonas. Salpique as camadas que possuem batata com sal e pimenta para temperar o prato. Repita por 2 vezes cada uma, e então finalize com os ovos, o alho (doure-os em um fio de azeite antes) e o restante do azeite. Asse-o em forno alto por aproximadamente 40 minutos, ou até que as batatas estejam macias. Bom apetite!
Related Posts with Thumbnails