quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bacalhau com Aspargos, Mini Batatas e Tomatinho Cereja

Domingo, sol, calor, um dia lindo :) e para ficar melhor ainda "Bacalhau" para o almoço. Depois que conheci uma marca de bacalhau já dessalgado e congelado, aderi a praticidade do prato. Este acabei fazendo com os ingredientes que possuia em casa. Depois de descongelada a posta (700grs), ferva por 5 minutos em água (80ºC), coloque em um escorrredor, seque o excesso de água com toalha descartável e reserve. Frite em azeite de oliva 8 dentes de alho sem a casca e reserve. Ferva por uns 10 minutos 1 1/2 dúzia de mini batatas com a casca e reserve. Lave 8 aspargos frescos e 10 tomatinhos cereja e rserve.

Montagem do prato: Pré-aqueça o forno a 250ºC. Acomode as postas em um refratário, as batatas, os tomates, os aspargos, os dentes de allho inteiros com o azeite de fritura sobre o prato, azeitonas pretas a gosto, acerte o sal, adicione pimenta moída na hora, 1 xícara de azeite de oliva e coloque para assar por 20-25 minutos (até que os tomates estejam macios). Bom apetite!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Macarons de Castanha do Pará com Ganache de Chocolate

Achei esta receita no blog Sabor Saudade da Claudia. Ficou muito interessante, pois adoro macarons e castanha, resumindo: casal perfeito. Testei a receita e ficou deliciosa. O fato de mudar a farinha de amêndoas pela farinha de castanha do pará, não alterou nada no resultado final, apenas o delicioso sabor da nossa castanha. Segui mesma receita que já fiz aqui, substituindo apenas a amêndoa pela castanha.

Macarons de Castanha do Pará com Ganache de Chocolate
(Rende aprox. 30 unidades)

Ingredientes:
. 90 grs clara de ovo (ovos brancos, que tenham sido preferencialmente armazenados 3-5 dias na geladeira)
. 50 grs de açúcar granulado
. 200 grs de açúcar em pó (usei o confeiteiro)
. 110 grs de farinha de castanha do pará
. 3 colheres (sopa) de caucau em pó

Modo de fazer:
. Bata as claras de ovos em espuma gradualmente e adicione o açúcar até obter um merengue brilhante (como creme de barbear). Coloque o açúcar em pó e a farinha de castanha do pará no processador de alimentos e dar-lhes um pulso bom até que estejam finamente moído (este processo deve rápido para que as amêndoas não soltem gordura e deixem a mistura úmida). Adicioná-los ao merengue, dando uma dobra rápido para quebrar um pouco de ar e, em seguida, dobre a massa com cuidado até obter uma massa que cai sobre si mesmo após a contagem aos 10. O processo todo não deve ter mais de 50 cursos. Teste uma pequena quantidade em uma placa: se os topos achatam por conta própria, a mistura estará pronta. Se houver um bico pequeno, mexa mais um pouco a mistura. Coloque a mistura no saco de confeiteiro com bico liso e molde os domos em uma forma com tapetinho de silicone (tipo Silpat) ou papel manteiga untado. Deixe os macarons descansar durante 30 minutos a uma hora para endurecer um pouco as suas conchas (eu deixei 1 hora). Quando estiverem prontos, asse por 15-20 minutos, dependendo do seu tamanho em forno baixo (130 - 140ºC). Depois de assados, preencha-os com o recheio e armazene-os em um recipiente hermético na geladeira. Para o recheio fiz uma ganache de chocolate meio amargo.
Visualmente, eles ficaram mais rústicos e com os domos não tão lisinhos como os Macaron de Brigadeiros, pelo fato de não moer tanto a farinha e também não passar pela peneira, pois a castanha do pará é bastante gordurosa.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Namorado em Cama de Espinafre com Molho de Maracujá

Demorei um pouquinho, mas voltei. Correria do dia-a-dia, trabalho e uma pequena pausa para degustar somente coisas mais leves (afinal de contas, temos q deixar o "corpitcho" em dia para o verão né meninas!). Esta é uma receita leve, que vale a pena experimentar. Tirei do programa do Claude Troisgros "Que Marravilha", porém com outro peixe e pequenas alterações, de acordo com os ingredientes que possuía em casa. Espero que gostem!

Namorado em Cama de Espinafre e Molho de Maracujá
(rende 2 porções)

Ingredientes:
. 2 postas de namorado (aproximadamente 200 grs cada)
. 50 ml de vinho branco seco
. 50 ml + 1 fio de azeite de oliva extravirgem
. suco de 1 limão
. sal e pimenta branca moída na hora
. 1 maço de espinafre cozido
. 1 dente de alho
. polpa de 1 maracujá
. 2 colheres (sopa) de mel
. 50 ml de água
. 1 gema de ovo

Modo de fazer:
. Tempere o peixe com sal, pimenta, limão e deixe marinando no vinho branco por 30 minutos. Para fazer o molho, coloque para em uma panela para ferver o mel, o maracujá e a água em fogo médio, até que a mistura reduza em 3/4 do volume inicial. Coe a mistura e retorne para um outro recipiente com uma colher de sopa da semente que ficou retida na peneira. Adicione a gema de ovo e azeite (+ ou - 50ml), mexendo com um fouet sem parar (para não cozinhar a gema) como se fosse uma maionese e reserve.

. Em uma frigideira super quente, coloque um fio de azeite extravirgem e frite o peixe dos dois lados. Ao mesmo tempo, no canto da frigideira, coloque o espinafre para fritar. Adicione sal e esfregue no fundo da frigideira um dente de alho espetado em um garfo enquanto frita.

. Para servir, coloque no centro do prato o espinafre, como se fosse uma cama para o peixe, o peixe sobre ele e finalize com o molho de maracujá.
Related Posts with Thumbnails