sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Panna Cotta de Mel com Morangos

Nos meus arquivos, encontrei esta receita que fiz há um tempão, em tempos que nem imaginava ter um blog com receitas. Esta receita é da Ana Elisa do blog La Cucinetta que tirei daqui:

Ingredientes:

. 1 1/4 xícara leite integral
. 2 1/2 colheres (chá) gelatina em pó sem sabor
. 3 xícaras creme de leite fresco
. 1/3 xícara mel (usei o de laranjeira)
. 1/8 colher (chá) sal

Modo de fazer:

. Coloque o leite em uma tigela e polvilhe a gelatina sobre ele, sem mexer. Reserve por 5 a 10 minutos. Enquanto isso, aqueça o creme de leite, mel e sal em uma panela de fundo grosso, até que comece a soltar vapor, mexendo de vez em quando para dissolver o mel. Desligue o fogo e junte o leite com a gelatina, mexendo bem para dissolvê-la. Continue mexendo para esfriar o creme (vc pode colocar a panela em uma tigela de água com cubos de gelo). Divida o creme entre os potinhos, cubra com filme plástico e resfrie por 12 horas. Sirva com um fio de mel e frutas de sua escolha.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Risoto de Parma e Rúcula

Na receita para duas pessoas temos o seguinte:

Para o caldo ingredientes:
. 1 fio de azeite
. 1 talo de salsão (aprox 15 cm)
. 1 cenoura
. 1 tomate
. 1 cebola
. 2 dentes de alho
. 1 cravo da índia (espete-o na cebola)
. 1 ramo de alecrim fresco
. 1 folha de louro
. 1 ramo de salsinha
. 1 litro de água
. sal a gosto

Modo de fazer:
Frite bem os ingredientes em um fio de azeite. Acrescente a água, deixe ferver por 1 hora e reserve.

Para o risoto ingredientes:
. 1 fio de azeite
. 1/2 cebola picada
. 1 xícara de arroz arbóreo
. 1 xícara de vinho branco seco
. 1 litro de caldo de legumes
. 100 gramas de parma (presunto cru)
. folhas de rúcula a gosto
. 1 colher (sopa) de manteiga (usei sem sal)
. queijo parmesão ralado q.b
. sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Na panela de preparo do risoto, frite a cebola no azeite. Acrescente o arroz, frite bem os grãos e acrescente o vinho. Qdo ele começar a evaporar inicie o cozimento do arroz acrescentando aos poucos o caldo e mexendo sempre, de modo que mantenha a consistência cremosa da mistura (não pode secar nem ficar líquido demais o caldo). Qdo estiver finalizando o cozimento acrescente o parma em lascas. O tempo de cozimento do arroz (al dente) leva de 15 a 17 minutos em panela de ferro fundido com acabamento esmaltado por dentro. Pouco antes do final do cozimento acerte o sal e pimenta. Qdo estiver cozido, acrescente o queijo e a manteiga e desligue o fogo. Mexa bem, tampe a panela e mantenha-a fechada até servir. Antes de servir, cortei as folhas de rúculas em pedaços grandes e adicionei ao arroz ja pronto e mexi rapidamente e pronto. Bom apetite!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Penne Salteado com Shitake e Figo

Acho muito gostosa a mistura de ingredientes adocicados nos pratos salgados. Esta semana tinha figo fresco em casa, e queria fazer algo diferente com uma massa. Para uma porção de 250 grs de massa tipo penne fiz o seguinte:

Ingredientes para o salteado:

150 grs de cogumelo shitake cortado em lâminas finas (1 bandeja fechada)
1/2 cebola pequena picada
4 dentes de alho laminados
4 figos frescos e maduros cortados em cubos
azeite de oliva
tomilho fresco
salsinha fresca
1 colher (sopa) de manteiga
queijo parmesão ralado
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
. Em uma frigideira antiaderente, frite o shitake no azeite de oliva. Qdo estiver macio, adicione a cebola, o alho e o tomilho, o sal e a pimenta, misture bem e deixe fritar. Qdo estiver pronto, adicione a salsinha fresca e 1 colher de manteiga e desligue a chama do fogão. Separadamente, em outra frigideira, frite rapidamente os figos em um fio de azeite de oliva, de modo que os cubos permaneçam inteiros. Misture os figos com os ingredientes da outra panela, despeje a mistura sobre o penne cozido ao dente ainda quente, salpique salsinha e queijo parmesão e sirva.

Eu misturei o parmesão e a salsinha ainda na panela que estava o penne para depois servir. Com o calor liberado pela massa, o queijo derreteu na mistura. Bom apetite!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bife a Rolê com Alho Poró

A pressa nos traduz um bem básico mesmoooooo. Fiz o tradicional bife a rolê, com alho poró. Usei como carne a alcatra bem fininha, para rechear bacon, alho poró e cenoura. Faça o rolinho, prenda-os com palitos e frite bem os bifes em um fio de azeite de oliva. Para o molho, muito tomate pelado bem picadinho, cebola, alho, alecrim e salsinha fresca. Para acompanhar, arroz branco fresquinho e batatas cozidas e depois grelhadinhas na manteiga....Bom apetite!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Torta Banoffee

Já estava ensaiando há umas três semanas para fazer esta torta. A receita estava pedindo um doce-de-leite de boa qualidade, no entanto, como me enrolei demais para ir atrás, resolvi prepará-la com aquele leite condensado cozido que vira doce-de-leite..rs. Fiz a receita a noite para servir como sobremesa no almoço do outro dia. Tirei a receita daqui, com algumas alterações. Usualmente ela é feita em forma circular, no entanto fiz numa quadrada por ser a única com o fundo removível.

Ingredientes (fiz meia receita):
. 2 bananas prata ou caturra maduras (usei a prata);
. 175 grs de nata batida com 1 colheres de sopa de açúcar;
. 4 colheres (sopa) de doce de leite de excelente qualidade (usei leite condensado cozido);
. 200 grs bolacha maisena ou leite (usei a maisena);
. 100 grs de manteiga derretida (usei apenas amolecida).

Modo de fazer:
. Use o liquidificador ou processador para moer a bolacha até que fique bem fina. Junte a manteiga derretida à bolacha moída e misture até formar uma massa. Forre o fundo da uma forma (usei a quadrada com fundo removível de (20 x 20) com a massa. Coloque por cima da massa o doce de leite e espalhe bem. Corte a banana em rodelas e arrume-as uma ao lado da outra em toda a superfície. Por cima de tudo coloque a nata batida e com a ajuda de uma espátula ou de uma faca grande alise bem. Coloque na geladeira por 3 horas para que firme. Desenforme com cuidado, polvilhe chocolate em pó e sirva (eu polvilhei com canela). Bom apetite!Fiquei com medo de desformar e ela se desmontar inteira, mas não, ela ficou super firminha. Gostei muito do resultado. Procure colocar o mínimo possível de açúcar na nata batida para não ficar doce demais.
Related Posts with Thumbnails