O tradicional Bouef Bourguignon já foi postado aqui, seguindo passo a passo da receita. Hoje saiu um molho parecido, porém com mignon. O mignon não é a carne ideal para este prato, pois aqui a carne deve cozinhar por horas até ficar macia, tornando o molho espesso. Como a vontade era de bourguignon e tinha o mignon, resolvi tentar. Esta porção rende para 3 pessoas, acompanhado de arroz e pure de mandioquinha.
Ingredientes:
. 350 grs. de mignon cortado em cubos
. azeite de oliva extravirgem
. 2 dentes de alho picados
. 1 colher sopa de manteiga
. 50 grs. de bacon em fatias
. 10 mini cebolas sem casca
. 15 mini cenouras sem casca
. 10 cogumelos paris cortados em lâminas
. 1 xícara vinho tinto seco
. salsinha, louro e tomilho a gosto
. sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
. Será necessário 1 panela e 1 frigideira. Na panela de preparo da carne, de preferência por uma de fundo grosso. Frite o bacon em um fio de azeite, adicione a carne, quando estiver dourada coloque o alho. Tempere a carne com sal e pimenta e adicione o vinho tinto, as cenouras, o louro, o tomilho e deixe ferver até o cozimento do legume. Se necessário adicione 1/2 xícara de água fervida. Na frigideira a parte, doure as cebolas e o champignon na manteiga. Junte-os a panela que esta a carne, e deixe fever por mais uns 10 minutos para que o molho incorpore na cebola e champignon. Como já disse anteriormente, o fato do mignon não ser uma carne de longo cozimento, dificilmente o seu molho ficará espesso, neste caso adicione 1 colher (chá) de amido de milho. Finalize com salsinha picada.
Para o pure, basta misturar a batata salsa ou mandiquinha moida com creme de leite e sal a gosto e cozinhar por 5 minutos em fogo baixo.
2 comentários:
Dani, a combinação da carne com o purê de mandioquinha é perfeita! Ainda mais com esse 'meio bourguignon`. Delícia!
Beijos!
Ficou com um aspecto delicioso!!!
Um beijinho e votos de uma Páscoa Feliz.
Babette
Postar um comentário