domingo, 24 de abril de 2011

Creme Brûlée de Chocolate

Ingredientes:
. 2 xícaras de creme de leite fresco
. 4 gemas de ovo
. 150 grs chocolate 70% cacau derretido
. 1/4 xícara de açúcar refinado para o creme
. açúcar demerara para caramelizar

Modo de fazer:
. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque o creme de leite em uma panela para ferver em fogo baixo. Ao mesmo tempo em um bowl, misture as gemas e o açúcar refinado com um fouet. Após a mistura estar cremosa, adicione o chocolate derretido. Quando o creme de leite elevar a temperatura antes de ferver, adicione metade a mistura dos ovos e mexa sem parar com o fouet (para evitar que as gemas cozinhem). Adicione a outra metade e mexa até que a mistura fique homogênea. Aqui, utilizei 8 ramequins com 5cm de diâmetro com o líquido um pouco acima da metade do recipiente. Coloque-os em banho-maria em uma forma com a água cobrindo metade dos potinhos e asse-os por aproximadamente 30 minutos (no meu forno eu deixei 40min) ou até que estejam firmes. Retire-os da forma e deixe esfriar. Cubras-os com papel filme e coloque-os na geladeira pelo menos por 4 horas antes de servir. Para servir, polvilhe açúcar demerara e caramelize com o auíxilio de um maçarico culinário.

Obs: Para esta combinação, preferi usar o açúcar cristal para caramelizar e não o demerara, para não deixar a sobremesa muito enjoativa. A casquinha formada ficou bem mais fininha que a tradicional.

sábado, 23 de abril de 2011

Polenta Cremosa com Ragu de Mignon Flambado no Whisky

Para a polenta ingredientes:
. 750 ml de caldo de legumes (caseiro)
. 250 gramas de farinha de fubá
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (bem cheia)
. sal a gosto

Modo de fazer:
. Coloque o caldo para ferver em fogo médio, e adicione a farinha aos poucos, com a mão, sempre mexendo. Adicione o sal e mexa com um fouet até que esteja com a consistência de creme. Deixe em fogo baixo até cozinhar. Para finalizar acrescente o queijo e a manteiga e mexa até a mistura ficar homogênea. Esta porção serve 2 pessoas.

Para o Ragu ingredientes:
. 250 grs. de filé mignon cortado em tiras
. 3 cogumelos shitake grandes cortados em tiras
. 1/2 cebola picada
. 1 dente de alho picado
. 1 fio azeite
. 1 colher sopa de manteiga
. 1 dose de whisky para flambar
. 1 cálice pequeno de vinho tinto seco
. 1 tomate sem pele e sem sementes picado
. 1 xícara de caldo de legumes caseiro
. sal e pimenta do reino a gosto
. tomilho fresco a gosto

Modo de fazer:
. Frite bem a carne em um fio de azeite. Adicione e cebola o alho, o sal e flambe a porção com o whisky. Acrescente o tomate, mexa bem até que esteja em forma cremosa, coloque o vinho e o caldo de legumes para que se forme o molho. Adicione o cogumelo, o tomilho a pimenta e se necessário ajuste o sal do molho. Cozinhe até que o cogumelo esteja macio, e finalize com a manteiga.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um Mignon quase Bourguignon com Purê de Mandioquinha

O tradicional Bouef Bourguignon já foi postado aqui, seguindo passo a passo da receita. Hoje saiu um molho parecido, porém com mignon. O mignon não é a carne ideal para este prato, pois aqui a carne deve cozinhar por horas até ficar macia, tornando o molho espesso. Como a vontade era de bourguignon e tinha o mignon, resolvi tentar. Esta porção rende para 3 pessoas, acompanhado de arroz e pure de mandioquinha.

Ingredientes:

. 350 grs. de mignon cortado em cubos
. azeite de oliva extravirgem
. 2 dentes de alho picados
. 1 colher sopa de manteiga
. 50 grs. de bacon em fatias
. 10 mini cebolas sem casca
. 15 mini cenouras sem casca
. 10 cogumelos paris cortados em lâminas
. 1 xícara vinho tinto seco
. salsinha, louro e tomilho a gosto
. sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

. Será necessário 1 panela e 1 frigideira. Na panela de preparo da carne, de preferência por uma de fundo grosso. Frite o bacon em um fio de azeite, adicione a carne, quando estiver dourada coloque o alho. Tempere a carne com sal e pimenta e adicione o vinho tinto, as cenouras, o louro, o tomilho e deixe ferver até o cozimento do legume. Se necessário adicione 1/2 xícara de água fervida. Na frigideira a parte, doure as cebolas e o champignon na manteiga. Junte-os a panela que esta a carne, e deixe fever por mais uns 10 minutos para que o molho incorpore na cebola e champignon. Como já disse anteriormente, o fato do mignon não ser uma carne de longo cozimento, dificilmente o seu molho ficará espesso, neste caso adicione 1 colher (chá) de amido de milho. Finalize com salsinha picada.

Para o pure, basta misturar a batata salsa ou mandiquinha moida com creme de leite e sal a gosto e cozinhar por 5 minutos em fogo baixo.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Brigadeiro de Colher

Brigadeiro de Colher em um dia de festa, 5 anos da "Minha Princesa". A quantidade que fiz rendeu 30 porções (copinhos). Utilizei 2 latas de leite condensado, 1 barra de chocolate ao leite picada (pode ser o meio amargo também, fica a gosto de cada um) de 170grs. e um tiquinho de manteiga sem sal. Coloque em uma panela em fogo baixo e mexa até que a mistura fique em ponto de creme, e desligue. Quando estiver morno, disponha o creme nos copinhos e cubra-os com aquelas bolinhas crocantes cobertas com chocolate. Depois de pronto é só cantar o Parabéns!!! Não sobrou pra quem quis...rs.
Related Posts with Thumbnails