domingo, 29 de novembro de 2009

Muffin de Palmito

Esta receita é de um blog q acompanho já por um bom tempo. Gosto muito dele porque ela apresenta receitas muito saudáveis e práticas. Estou falando da Fernanda do Chucrute com Salsicha. Depois de fazer meu primeiro muffin (e que com muitíssima sorte ficou lindo e delicioso), fiquei empolgada para tentar outras receitas, até q então encontrei esta aqui na versão salgada. Os ingredientes foram exatamente os mesmos utilizados por ela. Minha receita tbém rendeu 12 unidades.
Para a massa:
. 3 colheres de sopa de manteiga derretida ou óleo neutro (usei manteiga)
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1/2 colher de sopa de açúcar
. 1 colher (chá) de sal marinho
. 3 colheres (chá) de fermento em pó
. 1 ovo
. 1 xícara de leite

Para o recheio 1 xícara com:
. palmito
. azeitona preta
. salsinha

Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC. Unte doze formas de muffin com óleo, ou forre com forminhas de papel. Misture os ingredientes secos numa vasilha. Numa outra vailha bata os ovos, o óleo ou manteiga e o leite. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e despeje lá a mistura de leite, óleo e ovo. Mexa com uma espátula ou colher de pau para misturar. Vá remexendo com cuidado até os ingredientes se encorporarem. A massa vai ficar meio empelotada. Adicione 1 xícara de recheio. O meu foi palmito picado, azeitona preta picada e salsinha picada. Mexa rapidamente e coloque a massa nas forminhas usando uma colher. Asse por mais ou menos de 20 a 30 minutos. Remova do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de remover das forminhas.

11 comentários:

Renata disse...

Que combinação maravilhosa - palmito com azeitona preta.. hmmm!!!

Dani disse...

Gostei, adoro palmito, e versão salgada de Muffin deve render um bom lanchinho nas tardes famintas no trabalho.

Preciso de uma grade pra secar como a sua, por aqui só vejo pra vender aquelas enormes e feias.

Bjs

Tati - Panelaterapia disse...

Eu estou aguada p/ fazer uma receita de muffin salgado...amo palmito, mas meu marido não gosta
:(

Ficaram incríveis!!!
Bjs

Figos & Funghis disse...

Dani, adorei a receita. Os muffins ficaram lindos.
Bjokas

cucchiaiopieno.com.br disse...

Tudo com palmito eu adoro e se muffin é bom doce, fiquei imaginando este salgado que voce fez (e com perfeiçao)!
Um abraço
Léia

Fer Guimaraes Rosa disse...

Fiquei feliz em saber que voce fez e gostou!
E os muffins ainda ficaram muito lindinhos e fotogênicos. ;-)

beijo,

www.culinariasaborecor.com disse...

Adorei esses muffins de palmito, ficaram lindos e apetitosos. beijinhos

Juh Girardi disse...

Adorei seu blog!!
Belas receitas!
Será q algum dia eu chego lá? =)
Beijos e parabéns!

Susana Gomes disse...

Eu adoro muffins salgados!
Ficaram mesmo bonitos.

Beijinhos. :)

Verena disse...

Dani, ainda não experimentei muffin salgado...tenho várias receitas separadas...acho que já passou da hora!
Os seus ficaram lindos!
Beijos!

manjericota disse...

Re, achei esta receita bem rapidinha, to querendo tentar agora com tomate seco e mussarela de búfala. ;)

Dani, esta grade foi um achado aqui em curitiba, bem no centrão, naquelas lojinhas no meio da muvuca.

Tati, faça mesmo. Em casa, mesmo o maridão não gostando, eu faço, a tarde qdo vou para o trabalho, levo para as meninas q trabalham comigo provar (elas já não gostam disso hein....kk) :D

Obrigada Fabi!

Léia querida, eu achei bem boa a receita, principalmente para aquelas visitinhas inesperadas, ela cai como uma luva...:o)

Fer, fico feliz q tenha gostado, sabe q gostaria de ter tirados estas fotos durante o dia, mas como não tinha tempo, tirei a noite mesmo. Achei q ficaram escuras..:(

Oi Suely, q ótimo vc gostou!

Juh, volte sempre!

Obrigada pelo carinho Gasparzinha. ;)

Ve, achei tão pratica esta receita. Demorei anos para fazer muffin, agora não paro mais...:D

Beijos para todas, Dani

Related Posts with Thumbnails