quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Calzone de Shitake e Espinafre

Ando numa preguicite aguda para procurar receitas em livros. No entanto, arrumando alguns livros, encontrei esta receita, que já havia postado aqui. Trata-se de um calzone com recheio de espinafre com cogumelos, que tirei daqui, adaptado. Rápido e fácil de fazer.
Para a massa:
. 400 gramas de farinha de pão
. 100 gramas de semolina fina
. 1 sachê de fermento seco
. 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
. 1/2 colher (sopa) rasa de sal marinho
. 1/2 colher (sopa) açúcar dourado

Penere e misture as farinhas e coloque na batedeira com a pá de mistura para massa pesada. Separadamente misture o fermento, o azeite, o açúcar, o sal e água morna (aproximadamente 250 ml) e reserve por alguns minutos. Coloque esta mistura no centro da farinha na batedeira e bata até que todos os ingredientes estejam misturados. Retire da batedeira e deixe descansar por 1 hora, ou até que a massa dobre de volume.

Para o recheio:
. 250 gramas de cogumelos (coloquei somente o shitake)
. 2 dentes de alho fatiados finamente
. folhas de 2 ramos de tomilho fresco
. 25 g de manteiga
. sal e pimenta do reino moída a gosto
. 1 xícara de molho de tomate
. 150 gramas de folhas de espinafre, lavadas e secas
. 125 gramas de mussarela

Refogue em uma frigideira o shitake no azeite e acrescente 1 dente de alho e o tomilho. Desligue e acrescente a manteiga. Em outra panela, refogue o espinafre no molho de tomate (bem seco), e tempere com sal e pimenta a gosto.

Montagem:
Estique a massa com um rolo de aproximadamente 30cm. Misture os recheios e espalhe na metade do disco de massa aberta, deixando uma borda de aproximadamente 4 cm para fazer o fechamento. Acrescente a mussarela e feche a massa, sobrando as extremidades, para lacrar o calzone. Faça uns 3 cortes em cima da massa de 1cm cada, para liberar o vapor de cozimento dentro do calzone. Asse em forno médio por aproximadamente 25 minutos. Esta pronto para servir. Bom apetite!

10 comentários:

Dani disse...

eu tb ando com preguiça e a cozinha quase nem tem visto minha cara.

Essa receita me interessou, pois shitake é sempre bom, em recheio deve ficar ainda melhor.

Bjs

Figos & Funghis disse...

Dani, ficou maravilhoso seu calzone! Eu faço um vegetariano que é bem parecido com este, que tirei de um livro americano antigo.
Meu amor AMA qualquer tipo de assados com legumes, por isso faço sempre. Vou testar sua receita.
Bjos

Patricia disse...

Oi Dani, obrigada pela visita no meu blog! Vim visitar o teu e adorei!
Essa receita entao! Eu amo espinafre e esse è justamente o periodo da colheita aqui, entao nao me falta!
Estou com duas receitas para postar!
Vou passar por aqui sempre.
Ah, meu nome è Patricia, nao Ana como vc escreveu rsrs.
Ciao ciao,
Pati

Verena disse...

Dani, eu amo cogumelo e fiquei curiosa para experimentar esse calzone...mas deixo o espinafre de lado...infelizmente não consegui me ajustar com o paladar dessa verdura...
Ficaram lindos!
Beijos!

Renata disse...

Que massa linda Dani!!!! Isso com qualquer recheio deve ficar maravilhoso!!!

Dani Bros disse...

Olá Parabéns pelo blog!
Gostaria de convidá-la para uma visitinha na CASA DE FARINHA, tem muitas novidades!
http://casadfarinha.blogspot.com/
Bjs
Dani

Talita disse...

Tentador! O legal é que deve dar pra variar bastante no recheio.

Neyma disse...

Minha querida,
Que delicia de receita!! Amo shitake e este calzone esta simplesmente divino!! Adorei!!
Parabéns pelo blog!!
Muitos beijinhos

Iliane disse...

adorei esse seu calzone..conhecendo seu blog agora..e começei a seguir..apareça na minha cozinha tambem..bjus..

manjericota disse...

Dani, sempre uso shitake em caso, cogumelos em geral. Acho q todos tem sabor especial.

Obrigada Fabi, as receitas do Jamie são imbatíveis...

Poots Patricia, q mal hein, errei feio...kk 100o desulpas...:)

Ve, da para variar com outras, ja fiz com rúcula e fica mto bom tbém

Re, nem me fale....:)

Dani, Obrigada pela visita e volte sempre!

Talita, da pra variar bastante mesmo.

Neyma, obrigadinha pela visita! Volte mais vezes.

Iliane, q jóia, vou dar uma passada lá no seu tbém. Espero q goste!

BJOS PARA TODAS,
Dani

Related Posts with Thumbnails