terça-feira, 7 de setembro de 2010

Crème Brûlée

Receita retirada deste vídeo. Como nunca havia utilizado o maçarico, resolvi procurar um vídeo que mostrasse a forma correta de fazer o açúcar caramelizado sobre o creme. Detalhe: agora quero caramelizar todas as minhas sobremesas..rs, adorei o maçarico, valeu a pena!

Ingredientes:
. 2 xícaras de creme de leite fresco
. 1 fava de baunilha
. 4 gemas de ovo
. 1/3 xícara de açúcar refinado para o creme
. açúcar demerara para caramelizar

Modo de fazer:
. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Abra a fava de baunilha com o auxílio de uma faca e raspe as sementinhas. Misture-as com o creme de leite e coloque em uma panela para ferver em fogo baixo (coloque a fava inteira junto também). Ao mesmo tempo em um bowl, misture as gemas e o açúcar refinado com um fouet. Quando o creme de leite elevar a temperatura antes de ferver, adicione metade a mistura dos ovos e mexa sem parar com o fouet (para evitar que as gemas cozinhem). Adicione a outra metade e mexa até que a mistura fique homogênea. Passe a mistura em uma paneira, e divida o líquido em ramequins. Aqui, utilizei 8 ramequins com 5cm de diâmetro com o líquido um pouco acima da metade do recipiente. Coloque-os em banho-maria em uma forma com a água cobrindo metade dos potinhos e asse-os por aproximadamente 30 minutos (no meu forno eu deixei 40min) ou até que estejam firmes. Retire-os da forma e deixe esfriar. Cubras-os com papel filme e coloque-os na geladeira pelo menos por 4 horas antes de servir. Para servir, polvilhe açúcar demerara e caramelize com o auíxilio de um maçarico culinário.

5 comentários:

conceicao disse...

Uma delícia, eu também comprei o maçarico e adorei.
Bjs

Junia Ansaloni disse...

Dani, adoro esse creminho !!! Minha ùltima ida ao Brasil comi um delicioso, nas redondezas de Bh, vc me deu uma òtima idèia, ainda nao postei as fotos dessa cidade onde estive agora em Julho desse ano !!! Grande abraço !!!

Autora do Blog disse...

Adoro crème brûlée.
Esse ficou super apetitoso.

Obrigada pela partilha do video. É muito esclarecedor.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Dani disse...

ele é bom para flambar também quando fizer alguma receita com bebida.

Quando comprei o meu, marido disse que eu estava com o "espírito de Nero" agora até ele pergunta "não vai usar o maçarico?.

No começo achei que era bobeira comprar, depois que fiz uso não vivo sem.

Gostei dessa receita com menos gemas, testarei.

Cantinho da Jana!!! disse...

Ainda não em aventurei no maçarico... deve ficar um espetáculo eim...

bj

Janaína
http://janainamechi.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails