segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Galette de Maçã

Receita retirada do La Cucinetta com algumas adaptações:

Ingredientes para a massa:

. 1 xícara de farinha de trigo
. 2 colheres (sopa) polenta (sêmola de milho)
. 1 colher (chá) açúcar cristal orgânico (usei o demerara)
. 1/4 colher (chá) sal
. 100g manteiga sem sal gelada, cortada em cubos pequenos
. 1/4 xícara de água gelada

Ingredientes para o recheio:

. 3 maçãs pequenas (450g) tipo Golden (usei Fuji)
. 1/3 xícara de nozes, tostadas e picadas grosseiramente (usei castanha-do-pará)
. 2 colheres (sopa) uva passa
. 3 colheres (sopa) açúcar cristal orgânico (usei demerara)
. 2 colheres (sopa) manteiga sem sal, derretida
. 1/2 colher (chá) canela em pó
. 1/4 colher (chá) pimenta-da-jamaica (4 grãos moídos na hora)
. 1 colher (sopa) açúcar cristal orgânico para polvilhar (usei o demerara)

Modo de fazer:

. Em uma tigela grande, misture a farinha, a polenta, o açúcar e o sal. Junte a manteiga gelada e esfregue com a ponta dos dedos (ou um "pastry blender") até obter uma farofa irregular, com pedaços do tamanho de flocos de aveia e ervilhas. Junte a água gelada, 1 colher (sopa) por vez, até que a farofa esteja suficientemente úmida para grudar seus flocos uns nos outros. Junte tudo em uma bola com as mãos, achate, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo meia hora, se o dia estiver frio, e de duas horas a 1 dia se estiver quente.

. Posicione a grade no meio (usei na mais alta mesmo) do forno e pré-aqueça a 205ºC. Forre uma assadeira grande, de abas baixas, com papel-manteiga. Se a massa estiver muito firme para abrir, deixe fora da geladeira até que esteja mais macia. Em uma superfície enfarinhada, coloque a massa. Polvilhe com um pouco de farinha e abra em um retângulo de 33x30cm, ou em qualquer formato em que a massa tenha uns 3mm de espessura. Polvilhe com um pouco de farinha se estiver grudando, enrole a massa sem apertar no rolo de macarrão, e desenrole sobre a assadeira preparada. Se o dia estiver quente, leve a assadeira à geladeira enquanto prepara o recheio.

. Descasque (ou não) as maçãs, retire o miolo e corte em meias-luas de uns 3-4mm de espessura. Misture numa tigela grande à manteiga derretida, açúcar, canela e a pimenta. Junte as nozes. Arranje a fruta como quiser sobre a massa, deixando uma borda de 4-5cm em todos os lados. Dobre a massa sobre a fruta, deixando um espaço apenas de massa (na dobrinha) de cerca de 0,5cm, para que os sucos da fruta tenham espaço e não borbulhem para cima e para fora da torta. Pressione as dobras de massa, para selá-las e evitar que os sucos vazem por fendas. Pincele levemente a massa com água e polvilhe o açúcar por cima.

. Asse por 40-50 minutos, ou até que a massa esteja dourada e o recheio bem macio e ainda úmido. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade, ainda na assadeira, por uns 10 minutos. Com a ajuda de um salva-bolos ou uma espátula, transfira a torta para o prato de servir. Se for servir a torta mais tarde, reaqueça em forno médio por 15 minutos antes de servir. A torta é melhor no dia em que foi feita. Sirva morna ou em temperatura ambiente.
Observação: Esta receita é ideal para quem não gosta de tortas enjoativas, pois a quantidade de açúcar é bem reduzida. Eu tentaria da próxima vez com mais uma colher de sopa de demerara, pois sou uma formiga (rs).

8 comentários:

Figos & Funghis disse...

Dani, que delícia! Eu amo sobremesas com maçã, acho que são doces na medida certa. Ficou linda sua galette.
Beijinhos,
Fabi

Dani Franken disse...

Dani, delícia!!! Que linda sua galete! Babei... E as fotos, liiiiindas!
Beijinhos,
Dani

Bá Maglia disse...

Nossa, fiquei com água na boca! Ainda mais que hoje fiquei sem sobremesa...Adoro quando as passas ficam assim, estufadinhas! Dani, fiz teu bolo de milho, está lá no Maria Pirão, se puderes, dá uma olhadinha...

Beijos!

Federica Simoni disse...

wow che delizia!!!!complimenti!!un abbraccio!ciao!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Hummmm... Mais deve ter ficado uma delicia, fiquei com água na boca aqui! Bjos Dani

Iliane disse...

que maravilha!!!deu agua na boca..bjus

Babette disse...

Acho que até lhe senti o sabor!!!!
Bravo! anotadíssima!
babette

Damaris @Kitchen Corners disse...

Estou amando o seu blog. Nao leio muitos blogs em Portugues (preciso ler mais), mas encontrei i seu e estou adorando.

Related Posts with Thumbnails