segunda-feira, 10 de maio de 2010

Risoto de Pera e Gorgonzola

Eu infelizmente não tive como passar o dias das mães ao lado da minha. Moramos em cidades diferentes e bastante distantes. Mas mãe como sabemos, longe ou distante, sempre esta por perto nos olhando. Desejo a todas as mães, um feliz dia das mães com muito amor e carinho! Nada como um bom risoto, para comemorar o dia, pois também sou mãe de uma linda princesa. E o risoto tinha que ser dele, Jamie Oliver (Jamie Magazine). Tirei a receita daqui com algumas adaptações:

Ingredientes para o risoto:

. 3 peras maduras, sem casca e cortada em gomos
. 4 colheres de sopa de mel, para regar
. 1 litro (aproximadamente) de caldo de galinha, de preferência o caseiro
. 2 colheres de sopa de óleo de oliva
. 40g de manteiga sem sal + 1 colher sopa
. 1 cebola grande, descascada e finamente picada
. 2 dentes de alho descascados e finamente picado
. 2 talos de aipo, finamente picado
. arborio ou 300g de arroz para risoto outros
. 150ml de vinho branco seco
. 120g de queijo gorgonzola
. 50g de queijo parmesão ralado fresco
. tomilho fresco e azeite de oliva extra-virgem a gosto para servir

Modo de fazer:
. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte as peras ao meio longitudinalmente e corte cada metade em comprimento de 3 ou 4 fatias. Coloque em uma assadeira, regue com mel e coloque no forno por 15 minutos até ficar macio e de cor nas bordas. Retire e deixe esfriar.

. Em uma panela, aqueça o caldo de galinha. Na panela de preparo do risoto, aqueça o azeite e uma noz de manteiga, acrescente a cebola, o alho e o aipo e frite muito lentamente por aproximadamente 15 minutos ou até ficar macia. Adicione o arroz e aumente o calor. Refogue o arroz, mexendo sempre para que não grude na panela. Após um minuto, quando estiver translúcido, adicione o vinho. Depois que o vinho cozinhar o arroz, adicione uma concha de caldo quente e uma boa pitada de sal. Reduza o calor para o arroz não cozinhar lentamente. Continue adicionando o caldo até o arroz ficar macio (al dente). Isso levará cerca de 15 minutos. Verifique o tempero e ajuste a gosto com sal marinho e pimenta do reino moída. Misture metade da porção de gorgonzola e fatias de pera assada até que o queijo derreta e as peras estejam aquecidas. Retire a panela do fogo, acrescente a manteiga e o parmesão e mexa bem. Coloque uma tampa na panela e deixe descansar por dois minutos. Verifique o tempero e ajuste caso necessário. Para servir, salpique o restante do gorgonzola, tomilho fresco e um fio de azeite de oliva extra-virgem. Bom apetite!

16 comentários:

Glau disse...

Eu tbém não passei o Dia das Mães com a minha.. pelos mesmos motivos que o seu! Mas apesar da tristezinha tbém preparei um almoço bem gostoso por aqui!

Como sempre.. adoro suas fotos e os pratos que vc escolhe fazer! Delícia!

Bjos e boa semana, Glau

Gina disse...

Dani,
Você tem bastante receita de risoto publicado, prova de que é uma preferência na casa. Mas é difícil quem não goste.
Essa receita da Jamie é bem diferente.
Minha mãe também está muito longe, mas esteve "presente" no dia de ontem, assim como sempre, não é?
Boa semana!

Carol disse...

Oi flor!!
Eu tbm não passei o meu dia das mães perto da minha... como vc... ela mora láaaaa longe..
Mas passei com a segunda mãe, minha sogra.. rs.. que sempre me recebe com mto amor e carinho...
Adorei a receita do risotto. Deve ficar maravilhoso!!!!

Bjos

Fernanda Giuliani disse...

Dani esse é um dos risotos que mais adoro! já fiz umas 3 vezes!hehe.
Tbm passei dia das mães sem mãe, mas falei com ela duas vezes pra compensar..hehe
bjao

Iliane disse...

é querida.. a vida nos dá distancia entre os seres que amamos..e a gente tenta suportar né?o importante é o que temos no nosso coração!eu amei seu rissoto..fiz um ontem tambem e ainda não postei..risoto..faz bem a tudo..a´tá as saudades que sentimos..bjo grande e otimo começo de semana...li

conceicao disse...

Rissoto com pêra super original.
Bjs

Figos & Funghis disse...

Esta combinação é maravilhosa, pêras e gorgonzola! O risotto ficou lindo, como sempre, a receita do Jamie foi muito bem executada com toda certeza!
Bjinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Dani que receita mais maravilhosa, ficou super lindo e apetitoso seu risoto, amei a receita! Vou deixar anotadinha aqui!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi linda
Esse risotto é a perfeição da perfeicão! Que delicia.
Bjim
Léia

Federica Simoni disse...

squisito questo risotto!! complimenti!

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Amei este risoto, qualquer dia vou fazer aqui em casa.
Beijos
Patty Martins

Silvia Arruda disse...

Risoto é um dos meus vícios e ainda quero provar esse de gorgozola com pera.. mto bom!

Marly disse...

Dani,

Você está se tornando uma expert em risotos, rsrs. Esse, especialmente, acho delicioso e a sua foto está de matar, rsrs.

Beijinho e boa semana

Babette disse...

Risotto tira-me do sério!... (engraçado: tb foi o prato principal do meu dia da mãe!!!)
Esse é fantástico!
Babette

Dani Franken disse...

Nossa, Dani, que combinação diferente!!! Deve ficar delicioso como tudo que vai gorgonzola!
Hummmm...
Beijo
Dani

manjericota disse...

Glau, morar longe de mãe e pai, é assim mesmo. Que ótimo minhas receitas agradam vc! Bjo gde.

Gina, realmente o carro chefe aqui na cozinha, são os mesus risotos :)

Carol, qdo encontro minha mãe, ela cozinha pra mim, faz as comidinhas gostosas, todos os dias...rs

Fe, esta foi minha primeira vez e adorei!

Li, já moro longe de minha mãe há 8 anos. É bastante ruim, mas as vezes nossas escolhas nos conduzem a outros caminhos. Bjo

Conceição e Fabi, obrigada pelo carinho de vcs!

Paula, não deixe de fazer :)

Léia e Federica, adoro as visitas de vcs por aqui, sempre carinhosas. :)

Patty, vão pedir B-I-S para vc!

Silvia, não deixe de fazer, bj

Marly, so vc mesma, sempre gentil por aqui! Bj gde

Babette, estamos ligadíssimas então! rs

Dani, sabe q acho o gorgonzola um queijo com sabor muito forte, mas nessa receita a pera dá um toque especial e suave ao prato. Bjão

BJO GDE PARA TODAS E OBRIGADA PELA VISITA! Dani :)

Related Posts with Thumbnails