segunda-feira, 10 de maio de 2010

Risoto de Pera e Gorgonzola

Eu infelizmente não tive como passar o dias das mães ao lado da minha. Moramos em cidades diferentes e bastante distantes. Mas mãe como sabemos, longe ou distante, sempre esta por perto nos olhando. Desejo a todas as mães, um feliz dia das mães com muito amor e carinho! Nada como um bom risoto, para comemorar o dia, pois também sou mãe de uma linda princesa. E o risoto tinha que ser dele, Jamie Oliver (Jamie Magazine). Tirei a receita daqui com algumas adaptações:

Ingredientes para o risoto:

. 3 peras maduras, sem casca e cortada em gomos
. 4 colheres de sopa de mel, para regar
. 1 litro (aproximadamente) de caldo de galinha, de preferência o caseiro
. 2 colheres de sopa de óleo de oliva
. 40g de manteiga sem sal + 1 colher sopa
. 1 cebola grande, descascada e finamente picada
. 2 dentes de alho descascados e finamente picado
. 2 talos de aipo, finamente picado
. arborio ou 300g de arroz para risoto outros
. 150ml de vinho branco seco
. 120g de queijo gorgonzola
. 50g de queijo parmesão ralado fresco
. tomilho fresco e azeite de oliva extra-virgem a gosto para servir

Modo de fazer:
. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte as peras ao meio longitudinalmente e corte cada metade em comprimento de 3 ou 4 fatias. Coloque em uma assadeira, regue com mel e coloque no forno por 15 minutos até ficar macio e de cor nas bordas. Retire e deixe esfriar.

. Em uma panela, aqueça o caldo de galinha. Na panela de preparo do risoto, aqueça o azeite e uma noz de manteiga, acrescente a cebola, o alho e o aipo e frite muito lentamente por aproximadamente 15 minutos ou até ficar macia. Adicione o arroz e aumente o calor. Refogue o arroz, mexendo sempre para que não grude na panela. Após um minuto, quando estiver translúcido, adicione o vinho. Depois que o vinho cozinhar o arroz, adicione uma concha de caldo quente e uma boa pitada de sal. Reduza o calor para o arroz não cozinhar lentamente. Continue adicionando o caldo até o arroz ficar macio (al dente). Isso levará cerca de 15 minutos. Verifique o tempero e ajuste a gosto com sal marinho e pimenta do reino moída. Misture metade da porção de gorgonzola e fatias de pera assada até que o queijo derreta e as peras estejam aquecidas. Retire a panela do fogo, acrescente a manteiga e o parmesão e mexa bem. Coloque uma tampa na panela e deixe descansar por dois minutos. Verifique o tempero e ajuste caso necessário. Para servir, salpique o restante do gorgonzola, tomilho fresco e um fio de azeite de oliva extra-virgem. Bom apetite!

16 comentários:

Glau disse...

Eu tbém não passei o Dia das Mães com a minha.. pelos mesmos motivos que o seu! Mas apesar da tristezinha tbém preparei um almoço bem gostoso por aqui!

Como sempre.. adoro suas fotos e os pratos que vc escolhe fazer! Delícia!

Bjos e boa semana, Glau

Gina disse...

Dani,
Você tem bastante receita de risoto publicado, prova de que é uma preferência na casa. Mas é difícil quem não goste.
Essa receita da Jamie é bem diferente.
Minha mãe também está muito longe, mas esteve "presente" no dia de ontem, assim como sempre, não é?
Boa semana!

Carol disse...

Oi flor!!
Eu tbm não passei o meu dia das mães perto da minha... como vc... ela mora láaaaa longe..
Mas passei com a segunda mãe, minha sogra.. rs.. que sempre me recebe com mto amor e carinho...
Adorei a receita do risotto. Deve ficar maravilhoso!!!!

Bjos

Fe. disse...

Dani esse é um dos risotos que mais adoro! já fiz umas 3 vezes!hehe.
Tbm passei dia das mães sem mãe, mas falei com ela duas vezes pra compensar..hehe
bjao

Iliane disse...

é querida.. a vida nos dá distancia entre os seres que amamos..e a gente tenta suportar né?o importante é o que temos no nosso coração!eu amei seu rissoto..fiz um ontem tambem e ainda não postei..risoto..faz bem a tudo..a´tá as saudades que sentimos..bjo grande e otimo começo de semana...li

conceicao disse...

Rissoto com pêra super original.
Bjs

Figos & Funghis disse...

Esta combinação é maravilhosa, pêras e gorgonzola! O risotto ficou lindo, como sempre, a receita do Jamie foi muito bem executada com toda certeza!
Bjinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Dani que receita mais maravilhosa, ficou super lindo e apetitoso seu risoto, amei a receita! Vou deixar anotadinha aqui!

Cucchiaio pieno disse...

Oi linda
Esse risotto é a perfeição da perfeicão! Que delicia.
Bjim
Léia

Federica disse...

squisito questo risotto!! complimenti!

Aqui na Cozinha disse...

Amei este risoto, qualquer dia vou fazer aqui em casa.
Beijos
Patty Martins

Silvia Arruda disse...

Risoto é um dos meus vícios e ainda quero provar esse de gorgozola com pera.. mto bom!

Marly disse...

Dani,

Você está se tornando uma expert em risotos, rsrs. Esse, especialmente, acho delicioso e a sua foto está de matar, rsrs.

Beijinho e boa semana

Babette disse...

Risotto tira-me do sério!... (engraçado: tb foi o prato principal do meu dia da mãe!!!)
Esse é fantástico!
Babette

Dani Etoile disse...

Nossa, Dani, que combinação diferente!!! Deve ficar delicioso como tudo que vai gorgonzola!
Hummmm...
Beijo
Dani

manjericota disse...

Glau, morar longe de mãe e pai, é assim mesmo. Que ótimo minhas receitas agradam vc! Bjo gde.

Gina, realmente o carro chefe aqui na cozinha, são os mesus risotos :)

Carol, qdo encontro minha mãe, ela cozinha pra mim, faz as comidinhas gostosas, todos os dias...rs

Fe, esta foi minha primeira vez e adorei!

Li, já moro longe de minha mãe há 8 anos. É bastante ruim, mas as vezes nossas escolhas nos conduzem a outros caminhos. Bjo

Conceição e Fabi, obrigada pelo carinho de vcs!

Paula, não deixe de fazer :)

Léia e Federica, adoro as visitas de vcs por aqui, sempre carinhosas. :)

Patty, vão pedir B-I-S para vc!

Silvia, não deixe de fazer, bj

Marly, so vc mesma, sempre gentil por aqui! Bj gde

Babette, estamos ligadíssimas então! rs

Dani, sabe q acho o gorgonzola um queijo com sabor muito forte, mas nessa receita a pera dá um toque especial e suave ao prato. Bjão

BJO GDE PARA TODAS E OBRIGADA PELA VISITA! Dani :)

Related Posts with Thumbnails