quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sopa Portuguesa

Esta sopa já havia aparecido aqui no blog sem a posrtagem da receita, antes chamado de Caldo Verde e com linguiça calabresa defumada no lugar do paio. Como repeti a dose, resolvi publicá-la novamente, agora com a receita. Fiz com os ingredientes de cabeça (que lembrei..rs) e do meu jeito!

Sopa Portuguesa
(rende 2 porções generosas)

. 1 fio de azeite de oliva extra-virgem
. 1 paio cortado em rodelas
. 1 cebola roxa pequena picada
. 2 dentes de alho picados
. 1 batata grande sem casca cortada em pedaços grandes
. 4 folhas de couve cortadas em tiras finas
. 1 litro de água fervente
. 2 cravos da índia
. 1 folha de louro
. sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
. Frite bem o paio no azeite, acrescente a cebola e o alho e mexa bem até dourarem. Acrescente a água fervente, adicione a batata, o cravo e o louro e cozinhe bem até que a batata esteja macia. Separe duas conchas do caldo com a batata cozida e bata no liquidificador. Retorne o creme batido para a panela, acerte o sal e a pimenta e ferva por uns 5 minutos. O caldo deverá estar com aspecto bem encorpado. Adicione a couve e ferva por mais uns 5 minutos ou até q a couve esteja macia e pronto. Bom apetite!

9 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Essa é uma das minhas sopas preferidas mas como o marido não come a couve me desanima fazer.
Ficou linda!!
Bjs

Figos & Funghis disse...

Que delícia de sopa! Eu adoro esta sopa, me lembra a infância. Minha mãe fazia muito em casa, mas depois com essa história de dieta parou de fazer por causa do paio. Meu marido também não come carne de porco de nenhum tipo, então tenho que me juntar com a Tati e fazer sua receita só pra nós duas...hahahah. O marido dela não come a couve e o meu não come o paio...aiaiai esses homens frescos.
Bjokas

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADORO ESSA SOPINHA PRONTINHA COMO NA RECEITA!
FICA MUITO GOSTOSA!
BEIJO

Abobrinhas na Cozinha disse...

Amo caldo verde, Dani! Essa sopinha tem gosto de infância para mim. Sempre aparecia na mesa de casa...amava!!! Minha mãe fazia uma que era um espetáculo! A sua ficou com uma carinha tão boa também...delícia!
Ótima receita :)
Beijocas,
Thais

tatiane disse...

Esta sopa é uma das minhas preferidas, com esse frio que chegou, deu a maior vontade. Com o cravo deve ficar bem interessante também!
beijos

Liliana disse...

Como portuguesa que sou adoro caldo verde.
Aqui ela é feita de uma maneira um pouco diferente. Coze-se a batata com o alho e a cebola em água e com um fio de azeite e sal. Tritura-se tudo e coloca-se a couve (eu pessoalmente tiro logo do lume e a couve coze no caldo bem quente. Serve-se com rodelas de chouriça. Mas adorei a adaptação.
Irei experimentar. Parabéns pelo blog. É uma delicia.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Adoro sopa! E' uma pena que nunca encontrei couve aqui para comprar, pois gosto muito.
O aspecto é formidável!
Um abraço
Léia

Sandra Barradas disse...

De facto é bem portuguesa, eu adoro. Aqui no Porto não pode faltar na noite de S.João que foi no dia 24 de Junho!

Excelente sugestão.

Mundo do Sabor disse...

Uiii, que delícia de sopa, queria uma destas quentinha me esperando agora mesmo.Adorei seu blog,faça uma visitinha ao Mundo do SAbor.

Beijos

Related Posts with Thumbnails