quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Boeuf Bourguignon

O Boeuf Bourguignon é uma tradicional receita francesa, também conhecida como Beef Burgundry. É um cozido preparado com carne assada no vinho tinto, tradicionalmente vinho tinto Borgonha e caldo de carne, geralmente aromatizado com alho, cebola, cenoura, tomilho e guarnecido com cebolas pérolas e cogumelos (fonte http://mauoscar.com). Receita retirada daqui, com algumas adaptações:

Boeuf Bourguignon
(fiz meia receita, rende 2 porções)

Ingredientes:
. 150 g de bacon
. 1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (pode ser músculo ou coxão mole também)
. 2 cenouras descascadas e fatiadas
. 1 cebola grande descascada e picada
. 1 garrafa de vinho tinto seco
. Ramos de alecrim e tomilho
. 1 folha de louro
. 1 talo de alho poró
. 1 talo de salsão
. 1 anis estrelado
. 1 dente de alho picado
. 12 echalotes - cebolas pequenas descascadas
. 200 g de champignons de Paris frescos, finamente fatiados
. ½ xícara de chá de água
. 40 g de manteiga
. Açúcar, sal, pimenta e óleo a gosto

Modo de fazer:
. Em um recipiente grande faça uma marinada: junte todos os legumes, a cebola grande picada, o alho poró, o salsão, o alho e os temperos e cubra tudo com o vinho tinto. Deixe a marinada descansar na geladeira de um dia para o outro.

. Em uma panela, frite o bacon e espere até ele ficar bem torradinho - retire da panela e reserve. Coloque uma frigideira para aquecer em fogo alto. Refogue o alho e a cebola na frigideira e coloque a carne para cozinhar (Separe a carne da marinada e esprema ela bem para escorrer todo seu suco). Retire a carne da frigideira e reserve. Na mesma frigideira acrescente os cogumelos.

. Em outra panela pequena aqueça uma mistura de manteiga e óleo. Descasque as echalotes e coloque-as na panela para dourar. Acrescente a água e um pouco de açúcar nas echalotes, espere a água evaporar e o açúcar caramelizar, até que fiquem macias.

. Coloque toda a marinada na panela onde estão os cogumelos e acerte o sal, adicione o caldo de carne e o tempero de cebola - cozinhe em fogo baixo, tampado, por 2 horas (ou até a carne ficar macia). Caso a misture esteja seca demais adicione água fervida, de modo que o caldo esteja sempre encorpado. No momento de servir, junte à panela o bacon reservado e as cebolas.

Dica: como molho fica bem encorpado sirva com acompanhamento a base de batatas (pure, sauté, etc), ou somente legumes na manteiga. Seguindo a receita da Babette (ver comentário neste post), um pouco diferente e que adorei, adicionaria da próxima vez a pasta de tomate.

11 comentários:

Babette disse...

Tb já fiz este delicioso clássico da culinária francesa. Foi o prato principal do almoço de Natal 2009, e curiosamente a 1ª receita publicada no meu blog!
Quer comparar? Espreite aqui:
http://afestadebabette.blogspot.com/2010/01/boeuf-bourguignon.html
beijo
Babette

Figos & Funghis disse...

Eu amooo esta receita! Já fiz algumas vezes antes de ter o blog, mas nunca fotografei. É um pouco diferente da sua receita, mas a essência é a mesma, com muito vinho tinto! Ficou bem apetitoso seu prato!
Uma tradicional receita da sensacional Julia Child.
Beijinhos,
Fabi

Rachel disse...

Esse prato, feito assim, nos mínimos detalhes de receita, fica maravilhoso.
Os temperos são incríveis e conferem um sabor inigualável.
Parabéns, ficou muito linda sua apresentação!
Bjuss!!!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

HUM PARECE DELICIOSO NUNCA FIZ ,MAS VOU ESPERIMENTAR!
BEIJO

João Mario disse...

Adorei, não o fiz ainda, mas já muitos pratos parecidos, como o Goulash, por exemplo. Deu água na boca.
Um abraço

Renata disse...

Dani, adorei a tua receita.. Ainda mais que sempre que encontro na net nunca consigo saber qual carne o pessoal usa.. Lindo prato!

Beijos!

Fernanda Giuliani disse...

Amiga, que máximo esse prato! Ficou maravilhoso! sério!
Eu estaja justamente buscando uma receita legal de boeuf bourguignon na net essa semana (assisti - de novo- Julie e Julia..e já viu...a lombriga tá berrando dentro de mim!rs).
Adorei
Bja

tatiane disse...

Estou babando no prato! Nunca tinha lido a receita, imaginava que era muito mais difícil. A foto, como sempre, ficou linda!
bjs

Danieli disse...

Olá, tudo bem?
Quero te convidar para o sorteio de aniversário do Nossa Cozinha, onde vou sortear um livro do Jamie Oliver!
Passa lá no blog, conto com sua participação.
Abração!
Dani - www.nossacozinhadani.blogspot.com

Beta Tiossi disse...

Desde que vi o filme Julie e Julia fiquei com vontade de experimentar essa receita! Você mostrou de uma forma descomplicada, vou fazer! bjs

angela disse...

ficou divino. bjs

Related Posts with Thumbnails