domingo, 4 de setembro de 2011

Crème Brûlée de Doce de Leite

Sabe aquela comidinha que você diz que pode comer até de joelhos..rs, pois bem, esta sobremesa é uma delas. Eu sou suspeita para falar pois adoro Créme Brûlée, a textura, a leveza, a cor, o sabor...tudo! Imaginem tudo isso com doce de leite. Não preciso nem comentar.

Ingredientes:
. 1 1/2 xícaras de creme de leite fresco
. 1 fava de baunilha
. 3 gemas de ovo
. 2 colheres (sopa) bem cheias de doce de leite de ótima qualidade
. açúcar demerara para caramelizar

Modo de fazer:
. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Abra a fava de baunilha com o auxílio de uma faca e raspe as sementinhas. Misture-as com o creme de leite e coloque em uma panela para ferver em fogo baixo (coloque a fava inteira junto também). Ao mesmo tempo em um bowl, misture as gemas e o doce de leite com um fouet. Quando o creme de leite elevar a temperatura antes de ferver, adicione metade a mistura dos ovos e mexa sem parar com o fouet (para evitar que as gemas cozinhem). Adicione a outra metade e mexa até que a mistura fique homogênea. Passe a mistura em uma paneira, e divida o líquido em ramequins. Aqui, utilizei 6 ramequins quadrados (da foto) com o líquido na metade da altura do recipiente. Coloque-os em banho-maria em uma forma com a água cobrindo metade dos potinhos e asse-os por aproximadamente 30 minutos (no meu forno eu deixei 40min) ou até que estejam firmes. Retire-os da forma e deixe esfriar. Cubras-os com papel filme e coloque-os na geladeira pelo menos por 4 horas antes de servir. Para servir, polvilhe açúcar demerara e caramelize com o auxílio de um maçarico culinário.

6 comentários:

Karina Monteiro disse...

Simplesmente delicioso!

Gourmet e Gourmand disse...

Realmente, se você comentasse mais alguma coisa, eu iria começar a babar aqui na frente da tela :)
Que delícia menina!
Um abraço, Queila

Su m disse...

Aiii, estou-me já a babar completamente!!!!
Ficou simplesmente divinal esse créme brûlée :D:D

Ana Rita Marreiros disse...

Mas que tacinhas mais docinhas e bonitas!!!

Bjoka
Rita

. disse...

Olá,

Visitamos agora teu blog e achamos muito simpático. Nós somos um portal de foodbloggers, e gostariamos de lhe convidar a nos visitar e fazer um cadastro,assim poderemos divulgar seus artigos em nosso site gratuitamente.
FoodBrasil.net

Renata disse...

Maravilha de sobremesa!

Coincidência, tbm tenho doce de leite hoje!

Related Posts with Thumbnails