
Para vocês que visitam o meu blog, vão perceber que sempre encontrarão receitas de risoto por aqui, pois eu gosto muito mesmo, acho q já deu para perceber..rs. A receita deste risoto é basicamente a mesma utilizada
aqui, apenas com a substituição do alho poró pela calabresa defumada, a substituição do caldo de carne pelo caldo de legumes e também o acréscimo do tomatinho cereja para quebrar o forte sabor da calabresa. Na receita para duas pessoas temos o seguinte:
Para o caldo ingredientes:
. 1 fio de azeite
. 1 talo de salsão (aprox 15 cm)
. 1 cenoura
. 1 tomate
. 1 cebola
. 2 dentes de alho
. 1 cravo da índia (espete-o na cebola)
. 1 ramo de alecrim fresco
. 1 folha de louro
. 1 ramo de salsinha
. 1 litro de água
. sal a gosto
Modo de fazer:
Frite bem os ingredientes em um fio de azeite. Acrescente a água, deixe ferver por 1 hora e reserve.
Para o risoto ingredientes:
. 1 fio de azeite
. 1/2 cebola picada
. 1 xícara de arroz arbóreo
. 1 xícara de vinho branco seco
. 1 litro de caldo de carne
. 200 gramas de linguiça calabresa defumada
. 10 tomatinhos cereja cortados ao meio
. 1 colher (sopa) de manteiga (usei sem sal)
. queijo parmesão ralado q.b
. sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Pique a calabresa em cubos miúdos, frite em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e reserve. Na panela de preparo do risoto, frite a cebola no azeite. Acrescente o arroz, frite bem os grãos e acrescente o vinho. Qdo ele começar a evaporar inicie o cozimento do arroz acrescentando aos poucos o caldo e mexendo sempre, de modo que mantenha a consistência cremosa da mistura (não pode secar nem ficar líquido demais o caldo). No meio tempo deste cozimento, acrescente a calabresa e o tomatinho cereja. O tempo de cozimento do arroz leva de 15 a 17 minutos em panela de ferro fundido com acabamento esmaltado por dentro. Pouco antes do final do cozimento acerte o sal e pimenta. Qdo estiver cozido, acrescente o queijo e a manteiga e desligue o fogo. Mexa bem, tampe a panela e mantenha-a fechada até servir. Bom apetite!